terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

UM PASSO DE CADA VEZ E A DIVERSÃO TÁ GARANTIDA




Ex. 01/ AULA DE NATAÇÃO:
Você se adapta à água, aprende a respirar prendendo o ar fora e soltando dentro d’água, aprende a ter consciência de corpo e coordenação, aprende as braçadas, os estilos. Nestes destaco grande dificuldade no nado borboleta por causa do movimento de ondulação com o corpo. Engole um tanto de água e quase se afoga. Mas somente depois que vc passou momentos nervosos e até desanimadores em exercícios de consciência, força e resistência é que você vai se divertir em praias e piscinas mundo afora. A diversão na água só acontece depois.

Ex. 02/ AULA DE VIOLÃO:
Você conhece o instrumento, aprende a manuseá-lo. Vem uma série de exercícios pra você aprender  melodia, ritmo, cadência, agilidade. Aprende a ler e a desenhar partitura. Deixa suas unhas grandes pra facilitar o dedilhar das cordas, faz sua mão criar calos que doem, sangram e depois de um tempo você esquece todo esse sofrimento em serenatas, roda de acampamentos, serestas e em barzinhos no meio de amigos te pedindo pra tocar “aquela”. Primeiro a obrigação de treinar pra num futuro que dependerá da dedicação de cada um, vir a diversão.

Ex 03/ AULA DE PINTURA:
Você conhece as telas, seus diversos tecidos e formatos. E o mesmo acontece pros pincéis. Conhece as tintas, cores e combinações. Aprende composição, profundidade, volume, textura, efeitos de sombra e luz. Aprende a ser observador, a ser criativo, a colocar emoção em uma gravura ou numa tela abstrata. São muitas técnicas, horas de estudo trabalho e luta com a mente quando se tem que criar algo. Processo doloroso mas recompensador. Primeiro vem um calvário de emoções e técnicas pra depois você se divertir pintando profissionalmente ou por hobby.

Ex 04 / AULA DE IDIOMA:
Você escolhe o seu preferido. Entra pra escola e aprende tudinho desde o inicio. O alfabeto, as as palavras, os verbos. Aprende a dar bom dia e a perguntar onde fica tal rua. Aprende nome de obejtos e de frutas. Aprende a formar frases e depois de um longo período, vc está conversando. Leva tempo e dependendo da língua, você sofre. Sofre mas aprende. E depois vai se diverir fazendo uma viagem legal e conversando com os habitantes do lugar que você escolheu para aprender tal idioma.

Ex. 05/ AULA DE DANÇA
Não é diferente. Requer atenção ao corpo, aos movimentos, à musica, ao par. Dançar é se preparar para encontrar o outro na pista, cavalheiro ou dama, e ali apresentar seu corpo, seu toque, seu cheiro, suas emoções e sua criatividade, de forma que o outro possa se encantar com aquilo que você aprendeu em uma sala de aula. A felicidade está em construir sua dança de maneira intensa para que se possa no baile colocar pra fora tudo de bom aprendido. Os exercícios, os desafios, encareo-os como uma brincadeira e divirta-se também. Nada mais divertido do que rir do próprio erro, se perder nas próprias pernas e encontrar saídas em giros, caminhadas e abraços. Se tudo parecer sem solução, peça ajuda do seu par e ajude-o também.

Não me lembro de ter perdido nada nesses 16 anos de dança. Só ganhei: força, criatividade, amigos, me tornei mais sensível, mais viril, mais leve comigo mesmo e principalmente encontrei mais diversão em todos os aspectos da minha vida. Sofri e sofro até hoje com cada passo novo ou proposta coreográfica. Sempre achei que na sala de aula eu iria me preparar para me divertir nas pistas. E me divertia com minha estupidez quando confundia direita com esquerda e via o “plim” da musica entrar num ouvido e sair pelo outro. Mas busquei melhorar para que pudesse sentir o verdadeiro sabor da dança. Fiz isso porque sei que uma dama quer no baile um cavalheiro musical, criativo, atencioso, bom condutor e principalmente um par para proporcionar a ela na pista, momentos de diversão. Ainda falta muito. Nem sei se chegará ao fim, mas até onde cheguei eu tenho certeza de que foi acreditando em minha caminhada com um passo atrás do outro, rumo à diversão!

 
Obs: Já fiz aula de natação, violão, pintura, idioma e ainda faço aulas de dança aprendendo com mestres, com amigos e principalmente com meus alunos que são o motivo de meus estudos, minhas observações e minha vontade imensa de divulgar a arte de dançar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário